PÁGINA ANTERIOR | PRÓXIMA PÁGINAÍNDICE
Amamentação
  1. O ser humano é o único mamífero na face da terra que enfrenta dificuldades para a amamentação. Não se vê gatos ou cães que não "pegaram", ou as fêmeas que não tiveram leite para os filhotes, e todos aleitam o período ideal para cada espécie.
  2. Para amamentar é necessário preparo do seio, vontade de dar o seio, paciência, dedicação e orientação.
  3. Para preparar o seio faça exercícios diários durante seu banho, para estimulação do seio e fortalecimento do mamilo, conforme a orientação durante o seu exame. Use suas mãos, uma esponja macia ou até mesmo sua roupa.
  4. Sempre que possível faça banho de sol nos seus seios durante o pré-natal e na amamentação. Aumenta o leite.
  5. Caso não haja sol, use seu abajur por 15 minutos, distante 20 cm dos seios, várias vezes ao dia.
  6. Lembre-se: a descida do leite acontece em 3 a 5 dias após o parto. O que alimenta o bebê no início é o colostro, que pose estar presente já no seu pré-natal.
  7. Prefira amamentar numa posição semi ou sentada, para facilitar a digestão do bebê, fazendo-o assim engolir pouco ar durante a sucção do leite diminuindo as cólicas do recém-nascido.
  8. Amamente em média 15 minutos em cada seio, alternando-os até a completa satisfação. Evite amamentar em um seio apenas, pois mais facilmente terá rachaduras ou fissuras.
  9. O grande cuidado de higiene é lavar as mãos antes da mamada, pois são as responsáveis pela infecção. Não é necessário lavar o bico do seio antes das mamadas.
  10. Quando o bebê estiver satisfeito, deite-o e examine seus seios, pois se estiverem cheios ou doloridos deverá esvaziá-los manualmente, evitando o uso da bombinha, pois esta traumatizará mais facilmente o mamilo.
  11. Não existe leite fraco! O que existe é pouca quantidade de leite que não satisfaz o bebê. Aumente a quantidade de líquidos a serem tomados e comece a usar PLASIL (metoclopramida) na dose de 1 cp de 6/6 horas.
  12. Se apresentar dificuldade de saída de leite, use o Syntocinon Spray no seu nariz, antes das mamadas, assim o leite sairá mais fácil.
  13. Se apresentar engurgitamento dos seios, ficarem muito cheios ou doloridos, comece a massagear da base para o bico, usando cremes ou óleos. Pingue o Syntocinon no seu nariz, faça banhos de luz e não deixe seus seios ficarem cheios. Esvazie constantemente e amamente mais vezes.Você poderá ter febre.
  14. Se aparecerem rachaduras ou fissuras nos mamilos, faça curativos com o próprio leite, e deixe secar à luz do abajur ou do sol. Evite o uso de pomadas, pois será necessário removê-las, e junto sairá a proteção biológica do mamilo.
  15. Se tiver febre, use Magnopyrol ou Novalgina 1 cp ou 40 gts de 6/6hs. Comunique-se.
  16. Lembre-se: a amamentação é um ato de amor que merece paz e tranquilidade. Amamente tranquila e segura, longe das pessoas que muito opinam no seu aleitamento.
PÁGINA ANTERIOR | PRÓXIMA PÁGINAÍNDICE